Precisa de um empurrãozinho para manter sua rotina de exercícios em dia, alcançar um recorde pessoal tão desejado ou apenas não desistir quando as coisas ficarem difíceis? Aliar exercício físico e meditação pode ser a arma secreta que você está procurando. Praticar meditação pode te ajudar a levar seus treinos para outro nível, não importa o seu nível de condicionamento físico ou os obstáculos que estejam no seu caminho.
Mas por que, exatamente, a meditação e o exercício físico formam uma dupla tão poderosa? Especialistas não se cansam de exaltar os benefícios dessas práticas e como elas se complementam para promover a saúde física, mental e emocional. Continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber sobre exercício físico e meditação!
A importância da meditação e do exercício
Não é novidade que o exercício faz bem para você. A atividade física constante traz uma infinidade de benefícios, que incluem:
- Proteção contra condições crônicas de saúde, como doenças metabólicas e cardiovasculares
- Regulação do humor
- Níveis mais altos de energia
- Melhorias no sono
- Controle de peso (se esse for um objetivo seu)
Assim como o exercício, a meditação também oferece grandes vantagens para o seu bem-estar. Por exemplo, pesquisadores de um estudo de 2019 investigaram o impacto de sessões diárias de meditação guiada de 13 minutos para adultos entre 18 e 45 anos, todos novos na prática da meditação, em comparação a um grupo que não meditava. Em oito semanas, aqueles que meditaram todos os dias experimentaram melhores resultados do que os que não meditaram, incluindo:
- Melhoria no humor
- Redução da ansiedade
- Maior capacidade de concentração Melhora na memória de trabalho e na memória de reconhecimento
Mas os benefícios da meditação vão além de melhorar o cérebro e apoiar a saúde mental. Segundo uma revisão de 2023 publicada no jornal Cureus, meditar pode também trazer grandes benefícios para outros indicadores de saúde, como:
- Diminuição dos níveis de colesterol no sangue
- Aumento do HDL (o “bom” colesterol)
- Efeitos positivos no sistema imunológico
- Potencial anti-inflamatório e de envelhecimento saudável
- Melhorias em doenças como diabetes, hipertensão e fibromialgia
E isso é só o começo: a meditação também pode ajudar a melhorar o sono, aumentar os níveis de energia, reduzir o estresse e muito mais.
Por que o exercício físico e a meditação combinam tão bem?
Dado os benefícios da meditação e do exercício físico que falamos acima (e olha que isso é só o começo), combinar os dois pode trazer resultados incríveis.
“Meditação e exercício se complementam porque ambos aprofundam nossa capacidade de entrar no fluxo,” diz Eleonora Costa, terapeuta especializada em meditação. Muita gente gosta de fazer exercício porque ajuda a desligar a mente; da mesma forma, a meditação te incentiva a focar nas sensações físicas, na respiração e no ambiente ao seu redor, o que pode diminuir aquela bagunça mental e o estresse.
“Nós treinamos o corpo para ter força, equilíbrio e flexibilidade, mas também estamos treinando a mente para isso,” diz Eleonora. Para alcançar suas metas fitness, é importante que o foco físico e mental estejam alinhados, seja em uma aula de Pilates, treino de força ou naquele último quilômetro da corrida.
“Treinar para qualquer esporte ou atividade física envolve fortalecer tanto o corpo quanto a mente,” completa Eleonora.
Como a meditação complementa o exercício e melhora o desempenho?
Se você quer levar seus objetivos para o próximo nível, começar uma prática de meditação (que pode ter várias formas) pode ser extremamente benéfico para te ajudar a chegar lá.
Aqui estão cinco maneiras de como a meditação pode melhorar seu desempenho:
A meditação melhora a atenção e o foco
Alcançar seus objetivos exige foco mental, não se distrair e ir atrás do que você quer. Por exemplo, a meditação pode te ajudar a se concentrar no seu objetivo quando você quer desistir, está frustrado ou sofre de ansiedade durante competições.
A meditação permite que você ajuste finamente sua atenção, direcionando-a para onde é importante e gerando efeitos positivos. Durante o exercício, devemos nos concentrar nas sensações físicas, permanecendo no momento presente. A meditação serve como uma âncora, permitindo que a gente se conecte com as sensações do corpo enquanto percebemos os pensamentos passando por nossa mente.
Em vez de se desligar completamente durante um treino, essa atenção plena permite que você escolha conscientemente onde direcionar seu foco. Por exemplo, no seu objetivo de completar todas as séries e repetições no treino de força, ou correr uma determinada quantidade de quilômetros na esteira.
Essa atenção concentrada pode levar seu desempenho físico a novos patamares. E quanto mais você medita, mais forte se tornam sua atenção e foco, graças ao reforço das vias neurais do cérebro.
A meditação aumenta a motivação
Muitas vezes, queremos desistir quando as coisas ficam difíceis, tanto nos exercícios quanto na vida cotidiana. Por isso, é fundamental que sua mente esteja no controle. Pensamentos negativos e respostas emocionais são mais eficientes em causar a vontade de desistir do que as suas verdadeiras capacidades físicas.
“Praticando a meditação, aprendemos a processar mais rápido as emoções que atrapalham o desempenho e voltamos ao treino mais rapidamente, mantendo nossa rotina de exercícios e nossa motivação”, explica Eleonora Costa. “Também podemos trabalhar com afirmações durante a meditação, que podem ser facilmente lembradas durante o treino, quando precisamos nos esforçar mais.” Dessa forma, você pode pensar na sua prática de meditação como seu treinador interno, que te ajuda a manter o rumo.
A meditação fortalece seus músculos mentais
Seu nível de aptidão física e força não vão te fazer superar seus limites se a sua mente não estiver em boa forma.
Em algum momento, nós temos que mudar nossa mentalidade para alcançar o próximo nível. Quando nos exercitamos distraídos, olhando nosso celular constantemente, respondendo mensagens ou assistindo vídeos, não teremos o foco necessário para superar nossos limites.
Pesquisas confirmam o poder da meditação e do exercício. Um estudo de 2016, descobriu que sessões de meditação de 30 minutos duas vezes por semana, combinadas com 30 minutos de exercício aeróbico ao longo de oito semanas, resultaram em reduções significativas dos sintomas.
A meditação ajuda você a visualizar e alcançar sucesso no treino
Eleonora Costa destaca o poder incrível da visualização. “Ao se imaginar não só igualando, mas superando suas conquistas anteriores, você pode transformar isso em realidade ao se conectar com as emoções e a gratidão dessa experiência visual.”
Para combinar meditação e visualização para obter sucesso nos treinos, ela sugere:
- Prestar atenção na sua respiração
- Focar sua mente
- Visualizar e sentir seus desejos com detalhes vívidos
- Praticar a gratidão
Quando você repete essa prática e confia no seu treinamento, fica em uma posição privilegiada para alcançar esses objetivos tão desejados. Só de visualizar certos movimentos e o sucesso em uma meta de treino, preparamos o corpo e a mente para se manterem focados. Isso pode ter um grande impacto no nosso desempenho físico.
A meditação permite que você cuide do seu corpo
Empenhar-se em um treino com muita força bruta pode levar ao risco de exageros e lesões. Praticar meditação pode te ajudar a evitar esses problemas, fazendo você prestar atenção e respeitar os limites do seu corpo.
Se tornando mais consciente do corpo e de suas sensações, podemos prevenir lesões e aprender a ouvir o nosso corpo para não forçar demais em certos movimentos, posturas e sessões de treino.
Nesses casos, não se trata de desistir, mas sim de respeitar e proteger o seu corpo, e a meditação pode te ajudar a fazer isso melhor.
A meditação pode parecer uma atividade passiva que não tem muito impacto no seu desempenho físico, mas na verdade, é o contrário. Combinar meditação com exercícios traz inúmeros benefícios: meditar pode melhorar sua atenção e foco, aumentar a motivação, fortalecer sua mente, aprimorar seus esforços e permitir que você cuide melhor do seu corpo. Como resultado, a meditação tem o poder de potencialmente te ajudar a alcançar um desempenho melhor durante seus treinos ou esportes favoritos.
Para quem não sabe por onde começar a praticar a meditação, recomendo muito o livro da minha amiga Eleonora Costa, que também me ajudou a escrever este post! O nome do livro é Meditação para Iniciantes e, por enquanto, está disponível apenas para Kindle. Para comprar o seu é só clicar aqui!
E se você quer começar uma rotina de exercícios, mas não sabe como, dê uma conferida neste post aqui! Ou deixe um comentário aí embaixo que rapidinho eu te respondo 🙂
Deixe um comentário