Começar uma rotina de exercícios não é fácil para ninguém, pois nossa cabeça arruma mil e uma desculpas para que nosso corpo gaste a menor quantidade de energia possível.
Qualquer pessoa que tenha criado o hábito de treinar todos os dias conta a mesma história: no começo é difícil, depois você se acostuma e até gosta. Mas parece que esse momento de gostar nunca chega, não é?
Eu acompanho muita gente nesse processo, por isso vou deixar aqui umas dicas para que você também consiga parar de inventar desculpas e comece a mexer esse corpo.
Mas primeiro vamos falar um pouco sobre porque é tão importante se exercitar!
Por que devemos nos exercitar?
Fazer exercícios não é só uma questão de vaidade, porque os benefícios de uma rotina de treino vão muito além das curtidas que você vai ganhar quando postar aquela foto toda gostosa!
Claro que estar feliz e confiante com o próprio corpo é super importante, mas não é só por isso que você deve incluir uma rotina de exercícios no seu dia.
A Organização Mundial de Saúde recomenda 150 minutos de atividades moderadas por semana como forma de obter benefícios para sua saúde. Isso quer dizer que, se você se exercita seis vezes por semana, são apenas 25 minutos por dia!
E isso te traz muita coisa boa!
Por exemplo, estudos mostram que pessoas ativas têm 50% menos riscos de desenvolver doenças crônicas.
Mexer o corpo regularmente, além de facilitar a perda de peso, ajuda a prevenir uma série de problemas de saúde, como colesterol alto, diabetes, pressão alta, doenças cardíacas, artrite e muitas formas de câncer.
Hoje sabemos que o corpo e a mente dependem um do outro para funcionar corretamente. Por isso os exercícios também são essenciais para prevenirmos doenças mentais como a depressão e a ansiedade.
Além disso, o seu humor melhora, assim como seus níveis de energia. Dormir fica mais fácil e te conto um segredo: sua vida sexual será outra coisa!
Dizem que levamos 21 dias para criar um hábito e 90 dias para que esse hábito se torne um estilo de vida. E isso é mesmo verdade? Não sei! Mas não custa nada tentar.
Para te ajudar a criar esse hábito, aí vão minhas dicas!
Comece aos poucos
“Segunda-feira eu vou começar a treinar, a comer comida saudável, a meditar, parar de tomar refrigerante. Vida nova, aí vou eu!”
Quem nunca planejou uma segunda-feira assim? E sabemos muito bem que essa mentalidade de “é tudo ou nada” não costuma dar certo…
Assim que começamos a não ver resultados imediatos, lá estão os velhos hábitos retornando à nossa vida aos poucos.
É importante entender que, no primeiro momento, você não está trabalhando o seu corpo. Você está trabalhando a sua mente para criar um hábito.
Nas primeiras semanas, não procure as mudanças no espelho, pois a mudança que mais importa nesse momento está acontecendo dentro da sua cabeça.
Comprometa-se a todos os dias fazer por 20 minutos alguma coisa que te faça suar, só isso. Vale uma corridinha leve, uma caminhada intensa, uma aula de ioga ou uma rápida visita a academia. O importante é acostumar seu corpo a se movimentar.
Exercite-se TODOS os dias
Quando você planeja começar uma rotina de treinos, é muito importante se comprometer a fazer algum exercício TODOS os dias.
Se você quer se exercitar três vezes por semana, é muito mais difícil incluir o treino na sua rotina, porque, na maioria dos dias, você não vai se mexer.
Quando você treina dia sim, dia não, nossa cabeça consegue inventar muito mais desculpas para te sabotar. “Hoje eu não vou, mas amanhã vou treinar mais forte para compensar!”. Quem nunca, não é?
“Ah, mas e os fins de semana, Lu?”
Eu sei que não é o que você quer ouvir, mas vamos combinar uma coisa: até você criar o hábito, vamos nos mexer um pouquinho nos fins de semana?
Faça alguma coisa mais divertida e diferente do que você faz nos outros dias. Até mesmo um pouco mais leve. Mas nos primeiros meses é muito importante ter uma rotina diária, mesmo que seja só por 20 minutinhos. Depois de alguns meses, quando o exercício já fizer parte da sua vida, você pode ter seus fins de semana pra não fazer nada. Mas aí é você que não vai querer ficar parada, eu te garanto!
Divida o processo em pequenas partes
Nos dias em que estou com aquela preguiça de treinar, eu me comprometo a simplesmente sair da minha casa. Eu sei que, depois que cruzo a porta, já não vou mais voltar e o treino vai rolar.
Por que você não tenta a mesma coisa? Muitas vezes, o difícil é apenas começar!
Na noite anterior, separe a roupa que você vai usar no treino. Logo que acordar, comprometa-se a tomar um banho para despertar.
Depois coloque a roupa e se comprometa a sair de casa. Se você quiser, desista aí na porta do elevador mesmo e volte pra cama. Ou então você pode se comprometer a ir até a academia. Vá até lá dar uma olhada. Se não gostar, volte pra casa.
Mas por que você não entra, já que está aí?
Quando você terminar, te garanto que vai sentir muito orgulho de si mesma por ter se comprometido com o seu novo hábito mesmo num dia em que não estava com muita energia. No dia seguinte, repita o processo.
Treine pela manhã
Há muita discussão sobre os benefícios de se treinar pela manhã ou no fim do dia. Mas aqui não é sobre os benefícios para o corpo que estou falando. Estou falando sobre criar o hábito de treinar.
E, para criar esse hábito, acredito que treinar logo pela manhã é a melhor opção.
Sei que cada um tem uma rotina diferente e que nem sempre é possível treinar pela manhã. Mas é importante que você entenda que não é o exercício que tem que se adaptar a sua rotina. É a sua rotina que tem que se adaptar ao seu treino.
Quando deixamos o exercício para o fim do dia, temos muitas horas para encontrar uma desculpa para não treinar. Mas, pela manhã, não tem desculpa: é levantar da cama e sair para o treino.
Outra vantagem de treinar pela manhã é que você vai se beneficiar de toda a endorfina que seu corpo vai liberar, sentindo muito mais energia e concentração para trabalhar ou estudar.
Seja qual for a hora do dia que você prefira, o importante é manter sempre o mesmo horário. Assim fica muito mais fácil incluir os exercícios em nossa rotina e criar esse hábito que faz tanto bem para o nosso corpo!
Estabeleça recompensas
Nosso cérebro espera ser recompensado por nossos esforços. Embora uma vida mais ativa nos traga imensas recompensas, elas não virão imediatamente.
Por isso é importante recompensar o nosso corpo e a nossa mente. Estabeleça uma meta e, quando você a cumprir, premie a si mesmo.
Por exemplo, se você treinar todos os dias de uma semana, coma aquela pizza que você está morrendo de vontade no domingo à noite. Ou compre uma roupa que há muito tempo você está pensando em comprar.
Qualquer coisa que te motive a sair de casa e mexer o corpo tá valendo!
Mas tenha certeza de que a maior recompensa virá mais adiante: estar feliz com o próprio corpo!
Procure ajuda profissional
Se você não sabe por onde começar, se sente insegura de entrar numa academia sozinha ou quer se sentir mais motivada, ter um personal trainer ao seu lado aumenta muito as suas chances de sucesso!
Um personal também é importantíssimo para criar uma rotina de exercícios específica para você e para acompanhar o seu progresso.
Ficou interessada em começar uma vida mais saudável? Deixe um comentário ou envie uma mensagem. Quero muito ajudar você a ter a vida que seu corpo merece!
Deixe um comentário